segunda-feira, 14 de junho de 2010


O jogador de futebol austríaco Matthias Sindelar, era de origem judia, ele era tão magro que os austríacos o conheciam como homem papel, era um ótimo atacante. Quando Hitler anexou a Áustria, vários jogadores passaram para o time alemão, mas Matthias se recusou. A recusa o colocou numa situação difícil. Ficava claro que além de judeu, ele era um adversário do nazismo.
No jogo comemorativo pela unificação ele protestou errando vários gols na vitória de dois a zero do time austríaco Ostmark sobre o alemão Altreich, mesmo jogando contra um time alemão, pois era contrario a submissão de seu país.
Mas infelizmente sua atitude não ficou impune, e ele logo foi encontrado morto em um hotel, envenenado por monóxido de carbono. A maioria dos historiadores acredita que ele foi morto pela polícia secreta nazista.
Hitler aparentemente não gostava de futebol, não costumava ir aos estádios assistir aos jogos, mas mesmo assim tentou usar o jogo como instrumento de propaganda política. A crise mundial de 1.929 quebrara a Federação Alemã de Futebol (DFB) e o maldito ditador se ofereceu pra ajudar financeiramente a instituição. A idéia era divulgar a superioridade da raça alemã através de vitórias no futebol.
Um dos que mais colaboraram nesse processo foi Joseph Herbenger. Apesar de conhecer as atrocidades cometidas pelo regime nazista, ele sempre defendeu o regime, pois queria o cargo de técnico da seleção, o que conseguiu em 1.937. Herberger continuou no cargo após a II Guerra Mundial e chegou a ganhar a copa do mundo de 1.954.

domingo, 13 de junho de 2010