sexta-feira, 5 de março de 2010

Fábio sarjeta entrevista Abutre do Violência Suburbana


1)Quando e como surgiu a banda? Qual a mensagem e maiores influências da banda?

No início de 2.010, estávamos tomando uma breja num bar Rock N´Roll que costuma ser nosso canto, "BOTECO UMBURANA", enquanto reclamávamos por falta de eventos, decidimos além de montar uma banda, promover vários eventos, dando oportunidades a outras bandas iniciantes. Passamos a imagem do que é a vida nos subúrbios, a vida do operário, do trabalhador, mostramos qual a verdadeira realidade das coisas, expomos o que a mídia esconde, a corrupção, os massacres, o abuso policial, a fome, entre muitos outros temas.
Bom eu particularmente, tenho como grande influência uma banda que até hoje tem o mesmo espírito e se mantém viva, The Exploited, gosto muito do som deles e da maneira com que eles passam suas mensagens, totalmente simples e direto, gosto muito disso, The Danmed, Casualties, Clash, também são influencias, sem deixar de citar os Garotos Podres, fazemos muitos covers deles, gostamos muito. O Vitor (batera) tem outras grandes influências como The Opressed, The 4skins, The Skatalities, Bad Manners, entre outros, nosso homem das 4 cordas Agamenon tem como única e enorme influência uma banda que já tem longos anos de estrada e que continuam fabulosos com suas canções empolgantes, os Adicts.


2)Vocês têm organizado muitas gigs, zines e blogs. Está tendo bastante gente apoiando e incentivando estas atitudes que sintetizam um dos pontos fortes do nosso movimento que é o “faça você mesmo”?

Como disse, esse foi nosso primeiro sonho antes de formar a banda, e estamos obtendo um bom reconhecimento sim, bandas locais já começam a apoiar nosso trabalho, e querem tocar conosco.

3)O movimento Oi talvez seja o mais polêmico, devido à falta de informação. O que acha de pessoas de direita que usam de forma deturpada este termo que originalmente simboliza a união entre punks e skins?

Bom, o som Oi! É sim o mais polêmico devido a este fato, o que tenho a dizer a respeito, é que essas pessoas que deturpam totalmente a imagem do Oi! Usando-o como rótulo para esconder o facismo por trás dele não sabem nem o que é ser um Punk ou Skinhead, maioria são ganguistas obcecados por violência, outras vezes são filhinhos de papai revoltadinhos, que pregam amor pela nação e pelo sul, dizendo ele ser único e superior tentando impedir a entrada de estrangeiros e até de brasileiros de determinadas regiões do brasil, o Nordeste que o diga. Resumindo eles deveriam se afastar do Oi! E se assumirem facistas/integralistas, já que se dizem ser tão homens.

4)No Nordeste praticamente não existem Carecas e White Power, como é a convivência entre punks e skins por aí?

Bom aqui na Bahia existe sim alienados metidos a sulistas, dizem ser carecas do brasil, alguns do subúrbio, e alguns nazistas negros, em todos os lugares existe a alienação, porém com consciência e união estamos mostrando a verdadeira face do Oi! A verdadeira essência, unindo Punks & Skins, dando rolé juntos, organizando Gigs, colando nos sons, nos reunindo, conscientizando cada pessoa que tenha interesse em conhecer a verdadeira historia, e com isso temos ganhado muito respeito por aqui já não ouvimos nos chamarem de nazistas, como acontecia antigamente, o pessoal do metal acreditava que todo skin era nazi e todo punk que eles acompanhassem, eram nazistas com moicano, enfim mudamos totalmente a visão de todos, vivemos bem, unidos e fortes.

5)Obrigado pela atenção, parabéns pelas iniciativas. O espaço é de vocês.

Antigamente tínhamos que sair espertos em cada esquina que passávamos, hoje alguns temem a nossa união, outros respeitam e alguns apóiam, resumindo não temos nenhum tipo de problemas, temos o respeito e o reconhecimento pelo que já fizemos.


Dia 27/03 em Feira de Santana / Bahia

Violencia Suburbana - FSA (Punk/Street Punk)
Sarjeta - SP (Punk/Ska)
Os indesejáveis - FSA (Punk/Oi!)
Antifacho - SSA (Oi!)
Consciencia Popular - FSA (HC)
No Off - FSA (HC Melódico)

16:00hrs - Entrada R$ 5,00


Dia 29/03 Sarjeta em Aracaju / Sergipe