"Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros." [ Ernesto Che Guevara ]
"As tantas rosas que os poderosos matem nunca conseguirão deter a primavera." [ Ernesto Che Guevara ]
"A argila fundamental de nossa obra é a juventude. Nela depositamos todas as nossas esperanças e a preparamos para receber idéias para moldar nosso futuro." [ Ernesto Che Guevara ]
"Não quero nunca renunciar à liberdade deliciosa de me enganar." [ Ernesto Che Guevara ]
1 – Como surgiu a lendária banda Olho Seco? Com quem? E quando?
O Olho Seco foi formado em 1.980 no ensaio do Cólera e da banda Osso Oco, e no intervalo o baterista Sartana do Osso Oco continuou na bateria e como eu já tinha algumas letras começamos a levar um som, e o Redson e o Val vieram para completar a banda. Este ensaio foi na zona norte de São Paulo.
2 – Quais eram suas influências musicais e ideológicas para formar a banda?
Quando eu escutava rock, escutava Stooges, MC5 e muitas outras bandas da época. Quando apareceu o punk escutava Ramones, Sex Pistols, Clash, e eu queria fazer um som mais rápido e agressivo, e acho que o Olho Seco é isso. Nas letras coloco o que eu acho que está errado, guerras, problemas sociais etc.
3 - Sua antiga loja foi um dos principais pontos de encontro de punks. Conte-nos o por que de sua loja ter tanta importância para o movimento punk?
Abri a Punk Rock Discos em 1.979. E se não fosse a loja o punk não teria chegado aonde chegou, a maioria das bandas antigas foram formadas na loja, porque eram lá que os punks se encontravam, foi na loja que se teve a idéia de gravar um disco chamado Grito Suburbano, foi lá também que uma pessoa começou a arrumar memoráveis shows para as bandas como o do teatro Luso no Bom retiro, foi lá também que se teve a idéia de fazer o Começo do Fim do Mundo.
4 – Você tocou no festival O Começo do Fim do Mundo. Qual a importância deste festival? Você o considera uma espécie de “divisor de águas” para o movimento punk?
Imagine só, em 1.982 conseguir dois dias no Sesc da Pompéia tocando e falando sobre punk rock com 20 bandas e tudo isto de graça! Para a época foi um feito histórico, com ampla divulgação da imprensa. Lógico, depois do festival muitas pessoas queriam conhecer melhor as idéias do movimento, e depois de um grande evento como este muitas bandas se formaram.
5 – Excomungados foi uma destas bandas formadas após o festival rsrsr. Diga-me quais as diferenças mais visíveis, do movimento e música punk do final dos anos 70 e começo dos anos 80, em relação aos dias de hoje?
Excomungados! Nossa! rsrsrrs Nas primeiras bandas dificilmente alguém entrava na escola para aprender tocar algum instrumento, aprendiam um ou dois acordes e já saiam tocando. Entre os anos 80 e 90, muitos já entravam na escola para aprender a tocar melhor. O punk dos anos 80 teve mais impacto musicalmente falando porque era novidade e atualmente como o punk não morreu e só cresceu, conta com pessoas de diversas bandeiras, pessoas que se preocupam com o meio ambiente, com os animais, com o futuro do ser humano, etc.
6 – Com o processo de urbanização decorrente da revolução industrial, ocorreu o fenômeno da migração das massas para as grandes capitais do Brasil (principalmente para São Paulo), em busca de melhores condições de vida. Com isso acaba ocorrendo problemas como escassez de empregos, falta de moradias decentes e consequentemente criminalidade. Em meio da situação caótica o governo e as grandes indústrias só se aproveitaram no sentido de lucrar, ao invés de investir em outros lugares. A música “nada” aborda esse problema com esta visão? Se a música quis passar outra mensagem, por favor, nos explique.
Este país, infelizmente, sempre foi e sempre vai ser mal governado, este som eu fiz em 1.979, porque eu passava na Avenida Rio Branco e a rodoviária era nos campos Elíseos. O pessoal chegava da rodoviária, não tinha aonde ir e ficava acampado debaixo da estátua do Duque de Caxias. Eu pergunto pra você: “O que mudou de lá para cá?” Só piorou. As pessoas deixam familiares nas suas terras natais e vem tentar a sorte nos grandes centros urbanos, só que este não tem estrutura para abrigar tanta gente! Isto só aumenta a miséria, criminalidade, desemprego, falta de moradia, eu não vejo dignidade em morar debaixo de pontes ou na favela no meio dos ratos!
O que deveria ser feito? Os governantes dar muitos incentivos para as empresas tanto nacionais como multinacionais para se instalar nas regiões mais pobres do país. È sobre isto que quero falar na música “Nada”, que nada mais é que uma crítica a esta situação.
7 – Valeu Fabião pela atenção, e por tudo que fez e ainda faz pela nossa cena, para terminar, deixe uma mensagem para os leitores do blog da Sub punk.
Continue lutando pelo seu ideal, faça seu sonho se tornar realidade, estude bastante, não espere nada deste país, ele não vai te dar nada em troca.
Infelizmente a grande mídia é uma merda aonde toda a comunicação é filtrada. Não ouço mais falar em Iraque né! Acho que já se lucrou tudo que tinha para se lucrar nestes últimos anos, e como diz o ditado “o que os olhos não vêem, o coração não sente” no caso dos iraquianos o coração não sente porque não bate mais.
Existe na maldita terra do tio sam, um tal de “mural da bravura”, destinado aos “hérois” que para mim não passam de imbecis, não, não não...agora são cadáveres kkkkkkkkkkk. São voluntários que morreram “lutando pela liberdade”, só se for pela liberdade da Esso que aumentou muito a produção anual de petróleo.
Na parte dos não voluntários é muito nítido que a maioria são mulatos e negros. Quer dizer além de abaixar o preço do mercado interno do petróleo, que era altíssimo até o termino da guerra, promovem uma “limpeza” étnica. Com certeza Hitler, Mussoline e os ex-papas devem estar morrendo pela segunda vez... morrendo de inveja!
Alguém fala para o Barack Obama mandar demolir esta merda de mural... será que ninguem falou pra ele??? Se não ele que enfie o mural junto com o premio nobel da paz no umbigo dele.
Anarquismo, para mim, significa não só a negação da autoridade, nem também uma nova economia, mas uma revisão dos princípios de moralidade. Significa o desenvolvimento da individualidade bem como a asserção da invididualidade. Significa auto-responsabilidade, e a não adoração de líderes.
Arte é Ben Shahn.
Representação artística dos anarquistas italianos Nicola Sacco e Bartolomeu Vanzetti. Sacco e Vanzetti foram condenados a pena capital nos anos 1920 sob as acusações de assalto e duplo homicídio. Mesmo depois que um outro homem admitiu a autoria dos crimes em 1925, os dois foram executados através da cadeira elétrica dois anos mais tarde, em 1927.
Français : Drapeau noir English: Black flag
Regeneración
Somente os anarquistas haverão de saber que somos anarquistas e lhes pediremos que não se chamem assim para não assustarem os imbecis. — Ricardo Flores Magón
Download gratuito das musicas do Sarjeta
3 albuns para download,e letras da banda
Banda Sargeta
Louise Michel. 1830 a 1905 - professora, poetisa, escritora e blanquista.
«Não se pode matar a Idéia a tiros de canhão, nem tão pouco é possível acorrentá-la.»
Projeto idealizado por Fábio da banda Excomungados, começou em 1.995 com o nome de FDP´s por estudantes e frequentadores do CRUSP. Em 2.000 mudou o nome para Sarjeta, o intuito era tocar vários gêneros musicais. Com base nos ritmos hardcore tradicional ska e punk rock 77. Mas são nítidas as influências de surf music, hardcore tradicional, pisychobilly, salsa, jazz, blues e até hip hop.
Sempre tocaram em eventos beneficentes, o que rendeu fama de banda com caráter filantrópica, tocam em casas noturnas de São Paulo e região, já tocaram em cidades do interior de São Paulo como Sorocaba, Campinas, Jundiaí e Bragança Paulista. Sul de Minas e Rio de Janeiro. A primeira demo saiu em 2.002 tinha 8 musicas, em 2.007 participarão da coletânea Anti Tributo aos excomungados com a música Bêbado Drogado que rendeu um clipe, esta coletânea foi lançado pela Corsários Discos. http://www.youtube.com/watch?v=mW40btGTFuM Em 2.009 participaram da coletânea Punkrusp com a musica churrasco grego.
Cartum anarquista publicado em 1916 no jornal "A Lanterna"
"Enforcar o ultimo rei com as tripas do ultimo frade" Cartum proibido no brasil por 70 anos
Cortem as Cordas
Odiamos o que tememos, Só sabemos o que ouvimos, Compramos o que nos vendem, Somos mera estatística, Miséria pouca é bobagem, Pra industria milionária, Crianças estão nas ruas, Vendemos nossa justiça em ações na bolsa, cortem as cordas e quebrem as correntes!!!! [Morcego].
— Lucy Parsons, Os Princípios do Anarquismo. (1890).
«Os anarquistas sabem que um longo período de educação precisa preceder qualquer grande mudança fundamental na sociedade, uma vez que não acreditam na miséria do voto, nem em campanhas políticas, mas sim no desenvolvimento de indivíduos com pensamento autônomo.»
Comunidade Sub Punk
ANARQUISMO NÃO É UTOPIA!!!
Portal Anarquia "clique abaixo"
NÃO AO DESMATAMENTO, E A INDUSTRIA AMERICANA EXTRAINDO PETROLEO AQUI, CHEGA DE EXPLORAÇÃO !!!
Bela bandeira, nossas matas foram queimadas, nosso ouro roubado e nosso céu poluído