terça-feira, 17 de novembro de 2009

SUB PUNK / PUNKRUSP


Sub Punk / PunKrusp
A Sub Punk é um veículo destinado ás pessoas de bocas inquietas. É um dos vários mecanismos que podemos utilizar. Lógico que algumas pessoas (a maioria delas mal intencionadas), podem associar tais ações a hipocrisia ou demagogia, mas eu nem ligo, pois ninguém é obrigado a concordar, muito menos pessoas de direita, pois falam que somos extremistas, mas com certeza extremas são suas mediocridades.
Eu moro no Parque Pinheiros em Taboão da Serra desde 2.002, e como sempre fiz e faço, procuro conhecer, e na medida no possível apoiar novas bandas. Quando mudei pra cá, nem tinha uma cena com bandas, ninguém fazia rock por aqui. Hoje são muitas as bandas, sempre disse ao microfone, “montem suas bandas, façam zines, faça crescer a cena ao qual você faz parte”.
O que mais falta por aqui é interação entre as bandas, zineiros etc. Desta forma não podemos construir algo realmente concreto por aqui, poderia ser uma cena maravilhosa, como foi e ainda é o PunKrusp de onde saíram bandas como Excomungados, Mercenárias, Sarjeta, Colisão Social, Antropófogos, Banda Punk, Insurgentes, Planeta Defunto, Os Meteoros etc. E zines como Sarjeta Zine, Ex-zine entre tantos outros muito legais.
Aqui as bandas tocam e saem fora, nem prestigiam as outras, é nítida uma espécie de competição, acontece desde 2.002 quando a coisa começou a tomar rumo. A cena aqui ainda tem poucos punks, por isso quero agradecer o Rodolfo (enter furians), Roberto Morcego, Dayane, Daya, Bones, Jana, Fábio (Olho Seco), Menstruação Anárquica, Demente & Fernanda, Mozine (Mukeka), PP (Atentado), Ariel que estão colaborando de forma ativa com a Sub Punk (aliás sempre colaboraram). Precisamos de mais pessoas com o mesmo intuito.
Existem outras pessoas interessadas, mas tem que fazer acontecer, não somos um exército, não estamos recrutando ninguém, tem que ser merecedor mesmo. Tem pessoas aqui que tem um puta de um visual chamativo, mas o que mais fizeram de sério é reclamar que não deixaram entrar de graça nos shows, ou que o desconto foi pouco, pessoas assim não me interessam, e posso dizer em nome do movimento ao qual sou ativo a mais de 20 anos.
Mas tenho certeza, que aos poucos as negatividades acabam saindo de cena, pois só os verdadeiros sobrevivem, afinal punk não é moda e nunca foi. Façamos o favor de desenvolver um senso de autocrítica, e reservar mais tempo tentando melhorar a nós mesmos. Para terminar, um som que foi tocado nos dois shows que vi nas ultimas duas semanas, a banda se chama Garotos do Subúrbio. “Garotos do subúrbio, garotos do subúrbio, vocês, vocês, vocês não podem desistir de viver”.
Fábio Sarjeta

11 comentários:

  1. É realmente e infelizmente nós vemos muito visual, e pouca atitude, e punk um querendo ser mais punk q o outro ( não sei como, porque punk é punk, é a impressão que tenho as vezes, seja por visual etc).Se todos esses que se dizem punk, fizessem um pouco a cena estaria bem melhor, que seja bandas, zines, protestos, porque cá entre nós, nós bebemos, agitamos um som, damos varias risadas, mas sabemos nossa postura de punk mesmo, não punk de visual ou de bar, isso não é ser punk.Isso acaba com a cena, degride ( não sei se tem como piorar) a imagen, esta certo não nos importamos com o que pensamos de nós, mas eu que estou no movimento me preocupo não no que vão pensar, mas no que estou vendo, que é NADA, não generalizando ok.Eu também tenho a melhorar, e corro por isso, e quero todos meus companheiros de movimento fazendo isso também, não se conformando em ir em sons, beber, cair, e gritar " Êra Punk " quando esta bebado por ai.
    Escrevo aqui pelo ativismo e pela atitude do Fabio de criar este blog. E passar meu desabafo e minhas intenções para com todos.
    sem mais...

    ResponderExcluir
  2. PORRA!!!APROVEITANDO O GANCHO FICA AQUI UMA(pequena)POLÊMICA:QUANTO VC ACHA QUE CUSTA AS CORDAS DE UMA GUITARRA?UMA GUITARRA?UM AMPLI DE 15 WATTS!!!???GRAVAR UMA DEMO????SE UMA BANDA NÃO ESTA NEM AÍ PRA VIVER A MÚSICA E DE MÚSICA TOCA NAS CASAS DOS AMIGOS DE VEZ EM NUNCA UM RAUL,QUE PAÍS É ESSE E ETC.AGORA,SE OS CARAS QUEREM REALMENTE SER ARTISTAS E PRECISAM POR A COMIDA NA MESA DE SUAS CASAS PRECISAM SAIR PRA TOCAR NA NOITE E TOCAR SUA ARTE!!!QUEM CRITICA PORQUE UM SHOW ORGANIZADO POR BANDAS NÃO É DE GRAÇA TÁ PRECISANDO PASSAR NUMA LOJA E VER O QUANTO CUSTA UMA BATERIA BNB(AARRGGHH)PRA SABER A REAL DA COISA!!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Bom eu não tenho banda, mas 70% dos meus amigos tem rs, e é suado, é pra quem quer mesmo, existem tbm muitos boyzinhos ou paga-paus mesmo que tem um instrumento e não usa pra nada a não ser para tocar essas paradinhas que vc falou.É suado, é dificl, é caro porém não é impossivel.Quem quer vai atras e consegue.
    ps: Ae Fabio coloquei até fotinho agora, e umas paradas no perfil ahahahahahaha
    êra punk ...

    ResponderExcluir
  6. ah, e tbm a questão do dinheiro, de pagar pra entrar e tal, blz, não discordo, tem todo um trabalho nos sons organizados e tals, mas no no movimento a intenção não tem de ser o R$$$ e sim a mensagem a ser passada, o protesto, se envolver R$$$ que seja para um projeto beneficiente, ou qlq coisa que envolva o movimento.Porque realmente tocar em banda Punk, e pensar nisso como um ganha pão ta fudido rs.

    ResponderExcluir
  7. Primeiramente, é uma honra tê-los como companheiros de cena, adoro os dois. Jana sempre é expetacular conversar com vc, e saber sua forma de pensar e agir, pois é rara, apaixonadamente verdadeira. Descolou umas paradas para o seu perfil? Vou ver na sequência heim. Com certeza, até hoje, foi muito mais dinheiro do que entrou, mas não me queixo disso, afinal a música para mim, é somente mais um veículo que utilisamos no movimento, como a Jana falou. Mas jás temos que tirar dinheiro do meu bolso para gravar cds, e isto acaba sendo muito caro, comprar instrumenmtos, que aqui no brsil é muito caro. quando estoura uma corda do meu baixo (instrumento que toco no meu projeto "Sarjeta"), tenho que trocar o acordoamenmto inteiro, e o mais em conta é por volta de R$ 90,00. Fora pagar estúdio para ensaiar, condução, etc. Na grande maioria das vezes, é grande o prejúizo quando se orhaniza som, o Fábio do Olho Seco me falou ontem isso "não sei como vc ainda tem pique". Ma se eu não fizer pela minha cena, não p-osso dizer que faço parte dela, afinal como a Jana falou, ficar em buteco, gritando êra, com visual chamativo e não fazer nada de concreto pela cena é ser hipócrita, demagago, e isso não é ser punk. Assistam o programa de rádio on-line, http://www.radiablo.blogspot.com/ no último programa "punk skarrado" sarjeta fecha com a música Criminalidade, mas tem muitas outras bandas que eu gosto muito, com destaque para Esgoto e Falange.

    ResponderExcluir
  8. Esqueci de mensionar, este programa de rádio on-line é uma iniciativa brilhante do nosso companheiro Sagatana, que esta na cena já faz anos! OBRIGADO AI PARCEIRO!

    ResponderExcluir
  9. manda o link ae e uma foto pra gente posta aqui

    ResponderExcluir
  10. foda mano, devia tocar pagode, pra ganhar uma grana, vc só se fode em termos financeiros rsrrs

    ResponderExcluir
  11. hahahah, vou fazer uma parceria com o Belo, assim ganho grana fazendo musica lixo, e descolo umas modelos pra mim. To zuando, isso nem fudendo!

    ResponderExcluir