sexta-feira, 22 de julho de 2011

Entrevista com Paulinho da Phuneral Punk



Entrevista com Paulinho da Phuneral Punk, histórias da zona sul, que não foram exploradas em nenhum documentário, ele até aparece rapidamente no Botinada, mas a visão deste documentário é focada na Zona Norte, com vocês um representante do mov punk da Zona Sul...


1) É um imenso prazer entrevistar você amigo, vamos começar com suas melhores lembranças dos primeiros rolês, onde aconteciam? Com quem? Nos conte também sobre sua aproximação com a Phuneral Punk?

Opa, tudo bem Fábio? O prazer é meu, as lembranças são imensas mas os primeiros contatos foram mesmo em 76, quando nos reuniamos na Zona Sul numa esquina que ficou conhecida como "Morro dos Punks" no Jardim Colonial, onde haviam punks e roqueiros reunidos. Eventos foram vários, mas um evento que jamais esqueço, foi lá mesmo onde estávamos em um som punk em 79, em uma casa de uma amiga, o som era de disco Lp, e no meio da noite o espaço foi invandido por Escovinhas (caras que curtiam funk), saímos todos para fóra da casa, e quando os Escovinhas chegaram ao lado de fóra um amigo nosso da época, o Wagão, olhou pra todos e gritou: " A raça punk vai invadir aí, a raça punk vai invadir, e vocês vão conhecer a Phuneral". Meu, os caras gelara (risos), só no outro dia eu fui entender o porque do Nome, e de todo o significado da intimidação que fez todos ficarem estáticos. Outro evento inesquecível foi na Casa Abandonada, que a Phuneral fez, final dos anos 70, o som punk ecoava pela noite, e a poeira voando do chão, punks batendo jaquetas no meio da sala, correntes amarradas na cintura, e o final da noite acabava em porradas em um individuo que entrou onde não deveria, e folgou com quem não deveria, e assim levava o que merecia (risos). E eu lógo estava sendo apresentado para o pessoal da Phuneral, onde minha adoção levou umas 3 semanas para ser concluída (risos), que foi no final dos anos 70.

2) Quais as principais rinchas entre os períodos de 78 até 84?

Bom, rinchas eram várias, porque cada um tinha sua área e sua gangue, e sempre uma queria ser a mais forte, e mostrar que era a melhor do seu território, mesmo existindo as rivalidades não havia uma guerra declarada entre todas, mas com certeza pra vc ir na área de outra voce teria que ter mesmo "sangue nas veias", porque seria interrogado e colocado à prova. Existia a briga famosa entre o A.B.C e cidade...lógo em meados de 82, existiria a famosa rincha entre os Carecas do Subúrbio e os punks de São Paulo, longas histórias que daria um filme, muitos estão vivos para contar, outros que pegaram a barca andando, e foram de embalo, também não estão aqui para contar, se escolheu o lado errado, ou uma decisão que pesou forte, só posso dizer: lamentável! Poderia ter outros motivos para lutar por uma causa mais seria do que ficar brigando por nada.

3) Conte-nos suas principais lembranças das bandas, e das grandes gigs que acorreram naquele período.

Lembranças da bandas? Meu, da zona sul posso dizer os ensaios da primeira banda que era a Subsídio de 79 para 80 com o fundador amigo nosso que faleceu o Zé Galinha, ou até mesmo a Vírus 27 do também falecido Dí que a fundou, bandas nascidas pela Phuneral. Mas outras históricas entram na memória e ainda existem como a Condutores de Cadáver, Restos de Nada, meu são várias, posso citar a Olho Seco quando explodiu cantando no palco do Teatro Luso na região do Bom Retiro em São Paulo, em 1982 com a musica "Sinto". Momento histórico que jamais esquecerei, como também no mesmo evento, a Polícia invadiu fazendo aquela blitz repressora, onde nem eles esperavam, todos os punks foram para cima deles, e foram obrigados a sacarem os revolveres e intimidando todos novamente, fizeram aquela "pilha de coturnos" no meio do salão , arrancando bóttons, pets e escudos de todos, momento inesquecível nesse dia. Mas voltando ao assunto as bandas, são várias e que também incluí com certeza no meu livro, nomes marcados e jamais esquecidos: NAI, AI-5, Hino Mortal, Desequilíbrio, Guerrilha Urbana, Inocentes, Cólera, Lixo-Mania, M-19, Setembro Negro, Anarcóolatras, Excomungados do meu amigo Sarjeta lembra desta? (risos), Kaos 64 do meu amigo Nivaldo, Mack, Uz Morpheticuz, , Neuróticos, Psykoze, Fogo Cruzado, Juízo Final, Negligentes, Extermínio, Ditadores, Suburbanos, Decadência Social (DZK), Estado De Coma, Ratos de Porão, Ruídos Absurdos, Diabólicas, Dose Brutal,Ulster, Garotos Podres, Passeatas, Submundo, Niilista, Indigentes, Anonimato, Detenção, Inimigos, Desordem, Tropa Maldita, Agressão, Skizitas, Golpe De Estado, Zona- X. (ufa! e outras..risos )

4) Como você encarou a queda do movimento em 84/85, as perseguições da polícia etc?

A queda do Movimento? Meu, isso foi mais do que um "baque" para mim, essa mesma data em 84 para 85 tínhamos perdido vários espaços, o Templo no alto do Pari, um dos principais locais de sons de fitas k7 já havia se fechado, só as bandas estavam resistindo a tudo que estava por vir...a essas alturas varias brigas, perdas fatais, prisões e a mídia caindo em cima taxando todos como subversivos, maloqueiros, sujos e porcos. Isso foi um golpe sujo da Rede Globo, que se aproveitou de alguns punks, para fazer entrevista e colocou todos num barco só, fazendo o movimento despencar afundando todos dentro. E aí sobrou para gente ficar amargando na porta de porões da vida, como o Madame Satã, Napalm, Rose Bombom, Val Improviso e Carbono 14, e um dos ultimos na zona norte Ácido Plastico, que ainda rolava sons punks, mas nos outros que citei era a época dos Darks e Góticos, que as vezes eram confundidos com a gente pelas madugradas à dentro pelo visual de roupas pretas e coturnos que alguns usavam, e assim punks amargavam na frente desses porões, quem tinha conhecimento entrava e colocava uma fita k7 com um ou outro som punk para rolar, me lembro de agitar (pogar) SpeedTwins no Madãme Satã no bairro do bixiga, parecia que "explodiriamos tudo" por alí porque os punks da Cidade (Carolina da Morte) e nosso pessoal que sobrou da Phuneral agitamos como nunca numa dessas madrugadas, mas uma pena porque já não era como antes, e nosso domínio não era mais como um gigante contingente como era antigamente, muita coisa também aconteceu nessa época e como encarei tudo? Eu estava decepcionado com tudo em que eu acreditava, só me restava "parar", e ir para onde? fazer o que? Meu, o movimento punk para mim estava na minha vida, no meu sangue, a queda do movimento para mim foi o pior momento que passei, vi muitos caras pirar mesmo, entrarem em depressão e outros lances mais complicadíssimos nesta época meu amigo.


5) Quando vocês da primeira geração da Phuneral Punk se reuniram nos anos 90, você consegue descrever sua satisfação? Qual principal lembrança e como ocorreu o reencontro? O que você tem a dizer sobre a galera que usou o nome da Phuneral no começo dos anos 2.000?

A Minha satisfação em reunir o meu pessoal? Meu, uma dessas primeiras reuniões foi em casa, o evento foi tão gratificante que em um deles pedi para um amigo filmar, momento histórico, a satisfação de reencontrar aqueles que vivemos varios lances dias e noites, eventos, risos, decepções, perseguições policiais. E cada cara que aparecia no dia que nos reunimos era abraços, risos e no decorrer da noite de cervejas e assando uma carne, filhos correndo pelo quintal e relembrando com risos e emoção os momentos que nos marcaram. Fiquei realmente muito contente, pois eu tive a iniciativa de tudo, parei um dia e pensei: " Vou reunir o Pessoal da Phuneral" e aí meu amigo, corria atrás de um por um (risos).
Um outro evento num desses reencontro também foi na festa do Luizinho Ratinho que fez no Hangar 110 em 2000, fomos nosso pessoal da Phuneral reunidos, os que ainda sobrevivem e aquela noite mais de 20 anos após, foi histórica a cada som que rolava, muito mas muito memorável. Fora isso vimos e participamos de vários eventos de bandas gringas que vieram para cá como Uk Subs, G.B.H, The Lurkers, 999, Stiff Little Fingers, The Rezillos e outras (risos), e os históricos eventos nacionais como "4 bandas e uma história", evento "Rebeldia Incontida" , com Condutores de Cadáver, Restos de Nada, Invasores de Cérebros e Garotos do Subúrbio em 13/11 de 2010 no Hangar 110 e também o Punk na Pascoa com a volta do Olho Seco, e as bandas Cólera, Kaos 64, D.Z.k e Armagedon e outro importante no A.B.C, Brancaleone - A Velha escola do Punk Rock em em 11.06.2011, impagável!!!!
Sobre os "meninos" que usaram o nome da Phuneral no inicio de 2000? (Risos), no início achei cômico, de uma certa forma bem no início pensei, "opa, vão levar adiante nossa entidade, mas não foi isso o que aconteceu, e não era a mesma coisa, tudo foi confundido como uma gangue que teria que aprontar para querer mostrar força. E isso em uma época que não comporta jamais o ganguismo, e toda vez que eu e meu pessoal se reunia, não tivemos o desprazer de encontra-los usando nosso símbolo, nossa marca de tantos anos, que hoje podemos dizer, somos uma familia e não perdemos tempo caçando pessoas na rua, muito menos por causa que usaram nosso nome, isso foi algo que todo pessoal da antiga mesmo disseram, "Phuneral de meninos?Algo ridículo, e o pior que eles aprontavam, e nosso nome corria aos quatro cantos de São Paulo negativamente e ridículamente. Fizemos a história em nossas caminhadas, certos ou errados, participamos do movimento punk de São Paulo do nosso módo e jeito, e de repente você vê pessoas usando algo que é seu, sem mesmo imaginar o que pensávamos e se a gente concordava, parece piada de mal gosto. Mais fácil seria algo a se aplaudir se, criassem algo próprio, isso seria mesmo algo como "Faça Você mesmo", não se aproveitar do que já existe para usar a força ou o peso que um nome contém, essa é minha palavra sobre o nome Phuneral. Digo talvez mil vezes sem me cansar, "somos os sobreviventes da Phuneral" será que é preciso "letras garrafais" para alguém entender o que significa (risos)?


6) Nos conte sobre o livro punk mais aguardado do mov punk de S.P. Quais serão os focos, e qual a previsão de lançamento?
Sobre o livro? Não é uma "Lenda Urbana" com um amigo meu que "pega no meu pé" comentando (Cacá Brasil, risos)
Mas obrigado por dizer que é o mais aguardado (risos)
É a minha trajetória dentro do Movimento Punk de São Paulo, contendo bandas, eventos, gangues, caminhadas, brigas, rinchas, desamores, protestos e principalmente: fotos, depoimentos e frases de alguns daqueles que participaram desde o início até a presente data, é uma honra poder narrar as minhas caminhadas com meu ponto de vista, uma história real dentro do mundo punk de nossas vidas, e mostrando a real importãncia do movimento de protesto mais importante de nossas vidas.
Previsão? Esse ano de 2011 eu fecho ele com certeza, tive vários contratempos e por problemas pessoais tive mesmo que adiá-lo, uma parada obrigatória, mas retomei e estou no término do encaixe das fotos, porque pronto ele está, mas a finalização precisa ser feita com prazer e cuidado mesmo. De resto, tudo ficou complicado para a conclusão, e demorei porque também sem grana não se consegue muita coisa, pra você ver, até a Bruna Surfistinha concluiu um livro de putaria mais rápido que o meu (risos), tudo porque tinha os contatos corretos e portas abertas, e para mim foi complicado amigo, mas estou confeccionando com o que há dentro do meu sangue punk que corre nas veias.


7) Obrigado Paulinho pela ajuda neste retorno de nosso blog, deixe um recado para os leitores.
Posso resumir tudo em duas frases que criei:
" Nunca deixe de lutar por seus ideais, a jornada é dura mas o que se tem dentro das veias é sangue, por isso sempre podemos mostrar que estamos vivos e somos a força!"
"As caminhadas nos fizeram ganhar a experiência que jamais ninguém poderia passar o que passamos, poderia dizer que "não só o auge do movimento como também o auge de um militarismo puro e inconsequente, que mesmo com toda repressão, não conseguiram nos deter, lutamos como podíamos e nossas vozes nunca se calaram e nosso visual agredia a todos que nos rodeavam. Somos hoje o que sempre fomos, os jovens punks, punks da cidade de São Paulo!
(me orgulho disso, está no meu sangue!!)
Obrigado digo eu pelo espaço grande Fábio, espero que nunca desista de seus objetivos.
grande abraço amigo:
Paulinho da Phuneral
1977/ 2999
Os Sobreviventes!!
http://phuneralpunkzonasul.blogspot.com/

31 comentários:

  1. Muito boa entrevista, esclarecedora. Agora só nos resta aguardar o livro. O blog tb pode servir para abrir alguma porta (contato) para o lançamento desse livro.
    Abraços paulinho.

    Márcia & família luta armada

    ResponderExcluir
  2. Olha...ainda faltou detalhes e varios lances, tipo: lances do inicio dos anos 90 e etc, também é o "outro lado" das gangues, e as caminhadas de pessoas que engajados ao Movimento punk não tinham bandas e apenas eram ativos no dia a dia.Mas detalhes tem muitos nas caminhadas pelo meu livro que é um prazer compartilhar.Valeu Márcia pela força..
    Paulinho da Phuneral

    ResponderExcluir
  3. Muito du caralho, poder dqui de longe, em minas gerais, enxergar a cidade do meu coração do seu melhor ponto de vista.

    ResponderExcluir
  4. legal a entrevista Fabião, aguardo também o livro.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns...tem que dizer a real mesmo!
    Rose Punk 77

    ResponderExcluir
  6. A Realidade tem de ser dita em todo e qualquer lugar que vc estiver.Somos a realidade das ruas, isso é o efeito colateral dos anos 70 que jamais morrerá, pois aprendemos a dizer "não" a tudo que nos incomoda.Somos os punks....punks da cidade de São Paulo
    Parabéns Fábio pelo blog e pelo espaço, e Paulinho pelas sabias palavras..grande!!!
    Phuneral Punk Zona sul SP
    Os Sobreviventes!!!

    ResponderExcluir
  7. Um pequeno adendo
    A entrevista leva a crer que o nome da Phuneral foi usado por um grupo de pessoas que nada tinha a ver com a Phuneral, quando na verdade, o nome da Phuneral foi erguido na década de 2000 por antigos membros da gangue.
    Hoje, sem dúvida, é importante que se possa fazer uma distinção bem clara entre aqueles que fazem parte de um grupo e os que fazem parte de outro.
    Conheço bem um destes segmentos que se denominam Phuneral Punk LTDA., e posso dizer que é formado por pessoas preocupadas em cultivar a amizade, a tolerância e a lealdade. Conheço também o Fábio que fez a entrevista, e sempre tive uma relação bastante boa com ele. Caso queiram conhecer este outro lado da Phuneral Punk, entrem no facebook, leiam as matérias postadas e o jornal mensal Vontade Popular. Não tenho compromisso com nomes, mas sim com idéia e ações.
    Nós somos a verdade.
    Coragem para ser livre; disciplina e tolerância para governar-se.
    Luiz da Morte.

    ResponderExcluir
  8. mais um pedaço da historia que e um verdadeiro quebra cabeças: a historia do movimento punk em sp... parabens pela iniciativa. xines excomungados....

    ResponderExcluir
  9. Paulinho é Atividade! Punk Genuíno!

    Força aí, irmão!

    ass: Um tal de Arão.

    ResponderExcluir
  10. Se o cara diz que "antigos membros" da gangue ergueram o nome em 2.000, realmente equivocadíssimo com as informações, tanto que estávamos nos reunindo e paralelamente surgiram esses boatos que nada condiz com nossa realidade.Mal informado e ainda querendo e forçando usando algo que JAMAIS será pertencentes a ele..temos que sorrir para tais banalidades com certeza. Uma pena que ainda não consegue criar algo próprio.
    Sobre o outro comentario - Valeu Arão..vc é sempre único em palavras sábias..gde amigo.
    Here´s The Paulinho da Phuneral 1977-2999
    Somos os Sobreviventes!!!!

    ResponderExcluir
  11. Querer "falar correto" e saber se expressar não quer dizer que é a verdade. A verdade está na história, fatos e acontecimentos de dias vividos por cada um de nós. Quem nos conhece sabe muito bem do que estou me referindo, de resto; querer se aparecer usando um nome nada mais é do que falta de criatividade. Muitos fatos ainda podem ser evitados, mas pessoas procuram algo por falta do que fazer, e as vezes...acabam encontrando.Ta contado!
    Abraço....Paulinho da Phuneral
    1977/2999 Os Sobreviventes

    ResponderExcluir
  12. Se a verdadeira Phuneral Phunk surgiu em 2000 Porque então nunca são chamados para entrevistas,assim como esta que está no Blog e também porque não fazem parte da lembrança dos antigos punks dos anos 70,80,90...então quer dizer que os veradadeiros surgiram em 2000 ou houve uma fenda no tempo e se teletransportaram?to confusa agora

    ResponderExcluir
  13. Se a verdadeira Phuneral Phunk surgiu em 2000 Porque então nunca são chamados para entrevistas,assim como esta que está no Blog e também porque não fazem parte da lembrança dos antigos punks dos anos 70,80,90...então quer dizer que os veradadeiros surgiram em 2000 ou houve uma fenda no tempo e se teletransportaram?to confusa agora

    ResponderExcluir
  14. kkk Sim, "uma fenda no tempo em 2000"foi hilario mesmo, bom - eles acharam bonitas as camisetas e por isso estão nos ajudando a divulgar nossa história..he he Boa pergunta também.
    Paulinho da Phuneral

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a entendi então faz pra vender na galeria pelo menos vc faz a patente do logotipo e ainda ganha direitos autorais e uma grana extra.

      Excluir
  15. É, pelo menos sei que estou passando pra frente algo que confeccionei, como essa camiseta com a cruz e os dois PP no meio estilizada - bolamos Eu e meu amigo Rodrigo aqui da area, tenho os esboços e as provas de todo o material.E eles devem ter copiado de algum site na net he he he
    Mas a realidade é essa: Desenho também nosso, com o nome da nossa história, estão fazendo uma propaganda, mas eles não fazem parte de nosso pessoal.
    Abraço.....Paulinho da Phuneral

    ResponderExcluir
  16. Acabei de ler esta entrevista e achei muito esclarecedora,Admiro o Paulinho pela persistencia este sim pode se dizer que é um punk de verdade,pq vejo muita gente que se acha muito e não é nada.Só quem realmente viveu o movimento nas ruas nos anos 80 sabe o que ele esta falando.Hoje todo o mundo usa moicano,a galeria do rock virou um shopcenter e qualquer banda se diz punk rock e ate hoje encontro muita gente que nunca foi punk,nunca teve coragem de sair nas ruas nos ano 80 dizer quando eu fui punk eu dou é risada.Força Paulinho só o tempo mesmo dira quem realmente são os verdadeoros.

    ResponderExcluir
  17. Gde Claudio( Trankeira ) - Sabias palavras, sabe muito bem o que diz, pois pegou uma época em que as gangues estavam no auge nos anos 80.Para andar nessa época; ou desistia ou persistia com seus objetivos reais dentro de uma cena que estava mais do que conturbada...brigas, rixas e destruições em todos os cantos de São Paulo e A.B.C. Satisfação ter mais uma postagem de mais um Verdadeiro Sobrevivente do Movimento Punk de
    São Paulo...Gde abraço!! Somos os Sobreviventes

    ResponderExcluir
  18. To louca pra ler o livro, pelos trechos que li (que o paulinho me mostrou), parece estar ótimo.
    Fala de uma época que eu gostaria de ter vivido, mas infelizmente nasci bem depois disso rsrsrs...

    ResponderExcluir
  19. Muito boa entrevista...essa é a historia do punk no brasil.

    ResponderExcluir
  20. Sempre bom estas entrevistas sobre o passado vivido, cheio de histórias de um movimento de momentos inesquecível, impar do punk no brasil,
    o camarada Paulinho inclusive vem a um bom tempo elaborando um livro repleto de imagens da época e muitas histórias, que ja esta pronto para impressão e que estamos todos ansiosos para adquirir, ler e ter em acervo . Parabens ! Somos Sobreviventes ... Joaozinhopunk77

    ResponderExcluir
  21. Detalhes:
    Em andamento confeccionado já:
    394 Paginas
    306 Fotos
    Contém: depoimentos de alguns daqueles que viveram o Movimento ativo do inicio até a presente data.
    Principais Eventos do inicio de um dos maiores Movimentos de protesto da nossa época.
    Bandas e letras de alguns hinos de protesto mostrando e provando a consciência de jovens que apesar de novos e não serem passivos de erros - sabiam o que estavam falando.

    ResponderExcluir
  22. Estamos na Area...
    http://www.facebook.com/SpPunkPhuneralPunkOsSobreviventes?fref=ts

    ResponderExcluir
  23. Ai...vcs se escondiam atrás do Finado herby...esse negão pílantra do golpe tb é outro.Já pusemos vc pra correrem muito aqui.Anjos...vem fazer som aqui...vem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cuneral punk....paulinho vc saiu correndo uma vez com a selminha do antigo cais.Falou isso no livro tb?Deixou a menina pra tráz correu mais que td mundo.ùnico que era punk era o Vampirinho finado.Esse sim não corria o resto paraciam gazelinhas.Quando via o peso chegando...

      Excluir
    2. cuneral punk....paulinho vc saiu correndo uma vez com a selminha do antigo cais.Falou isso no livro tb?Deixou a menina pra tráz correu mais que td mundo.ùnico que era punk era o Vampirinho finado.Esse sim não corria o resto paraciam gazelinhas.Quando via o peso chegando...

      Excluir
    3. Obs...HE HE CORRI DO CAIS? NEM SEI ONDE FICA ISSO. FALA SERIO..CADA LIXO QUE VC LE NA NET QUE VOU TE CONTAR.Por tras de um Pc..qualquer um publica qualquer coisa

      Excluir
  24. Obs...HE HE CORRI DO CAIS? NEM SEI ONDE FICA ISSO. FALA SERIO..CADA LIXO QUE VC LE NA NET QUE VOU TE CONTAR.Por tras de um Pc..qualquer um publica qualquer coisa

    ResponderExcluir
  25. Agradeço aos meus companheiros e amigos de familia pela causa sempre abraçada , de uma união que vem mais de 30 anos, .Um dia outras linguas chamaram meu livro de "lenda Urbana" e a união da Phuneral de " Ilusão", pois é.. a Resposta com atitudes sempre foram dadas...o livro se tornou a Realidade e a Phuneral a Familia unida e Renascida; Uma união que luto desde os anos 90 reunindo nosso pessoal. Agradeço Arão Magneto Cognatus pela lealdade e postura de atravessar o outro lado da cidade para dar a cara a tapa por todos nós e mostrar o que realmente vivemos e o que somos. Rude Phuneral Foi impecavel com palavras realistas também , Adeilton Santos e Carlito ..foram como o Arão mesmo disse.. Fomos nós mesmos...sem forçar..sem mascaras - apenas sinceros..Punks verdadeiros - A Phuneral Punk Sobrevive pela união de todos nós... Somos Todos Sobreviventes !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se lembra de mim irmão ... eu era o MORTÃO, amigo do Cranio, Zé Galinha, rsrs eu usava a jaqueta com os dizeres ANTI-CARECAS atras. Arrumei muita confusão, mas curti muito com os finados amigos. Lembro do Colonial, lembro das reuniões, eu morava na Cidade Dutra. E tive de literalmente fugir quando mataram o Podrinho dizendo que o proximo seria o Mortao. Não eram os ABC eram skin heads, pixaram a casa da minha mae inteira. De panico por ela nos mudamos, mas continuei com o visual ... e hoje sou psicanalista e ainda PUNK. PUNKS NOT DEAD. ABS.

      Excluir
  26. Não sei se lembra de mim irmão ... eu era o MORTÃO, amigo do Cranio, Zé Galinha, rsrs eu usava a jaqueta com os dizeres ANTI-CARECAS atras. Arrumei muita confusão, mas curti muito com os finados amigos. Lembro do Colonial, lembro das reuniões, eu morava na Cidade Dutra. E tive de literalmente fugir quando mataram o Podrinho dizendo que o proximo seria o Mortao. Não eram os ABC eram skin heads, pixaram a casa da minha mae inteira. De panico por ela nos mudamos, mas continuei com o visual ... e hoje sou psicanalista e ainda PUNK. PUNKS NOT DEAD. ABS.

    ResponderExcluir